domingo, 18 de setembro de 2011
Porque envelhecem as pessoas?
Quando se começa a envelhecer o organismo começa a ser cada vez mais debilitado, até ao inevitável dia em que os órgãos falham e chega a morte. A questão fulcral é: porquê? Muitos de nós gostariam de viver para sempre e temem o dia da morte, outros ignoram este assunto. Alguns, poucos, vivem de consciência tranquila com isso.
Todas as células do corpo humano possuem um tempo de vida que está definido na hora da sua criação. É uma espécie de relógio, determinando a capacidade de um organismo em viver. Trata-se de um relógio especial, que pode andar mais depressa ou devagar dependendo da herança genética de cada um e da influência de factores externos. Uma coisa é certa: é impossível parar o relógio. Entre os maiores factores de risco encontram-se a obesidade, sedentarismo e stress, que aceleram o processo de envelhecimento. É importantíssimo levar uma vida saudável, mas não adianta tentar esticara corda do tempo. Por muito que cientistas invistam em pesquisas, viver até aos 150 anos parece uma meta impossível de alcançar. O limite conhecido está na casa dos 120 anos, sendo qeu após essa idade os ossos ficam fracos, o pâncreas pára de produzir insulina e os tecidos deterioram-se. Nestes casos, mesmo sem doenças, o organismo morre por “esgotamento”.
As teorias do envelhecimento
Não faltam teorias que tentem explicar o porquê de envelhecermos, um facto que parece tão óbvio quanto fatalista. Se para uns chega a ideia de que “não se pode ensinar aquilo que não se conhece”, outro precisam de explicações mais sólidas.
A primeira teoria habitualmente apresentada é a evoluocionista, que aponta para que os nossos corpos tenham sido moldados para apenas estarem saudáveis apenas em idade de reprodução, para que se possa procriar e começar a partir dos 30 o longo declínio da desinformação nos genes até à morte. Desta forma garantimos uma população constante na Terra. Imagine que vivemos um mundo sobrelotado, o que aconteceria?
Recentemente, um documentário da BBC sobre o corpo humano indicou mais duas teorias. Uma delas baseia-se na na deterioração das copias celulares ao longo da da vida, que é cada vez menos eficaz. A segunda explicação encontra-se na deterioração do corpo humano causada pela oxidação, já que que o nosso organismo absorve e utiliza este ativo elemento químico durante toda a vida.
Travar o envelhecimento
O exercício pode ser a arma mais eficaz contra o envelhecimento, manter-se ativo pode ser o segredo para permanecer jovem. Investigadores da Universidade de McMaster no Canadá descobriram que o exercício de endurance podem travar o processo de envelhecimento.
A boa notícia é que nunca é tarde demais para começar a fazer exercício. Estudos têm mostrado que mesmo aqueles que passam muito tempo no sedentarismo ainda podem colher os benefícios do exercício , ganhando energia, mobilidade e promoção de órgãos saudáveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário