terça-feira, 8 de maio de 2012

Anthony Bourdain em "No Reservations" faz retrato sobre Lisboa



Num comentário á tradução, à qual eu não concordo, o Dinheiro Vivo diz ás tantas
Aqui só o peixe é fresco
11/05/2012 | 00:00 |

No documentário “No Reservations”, o chef Anthony Bourdain faz um retrato de Lisboa e de Portugal de acordo, não só com o seu tipo de programa, mas também com o script que o mundo em geral, e o anglo-saxónico em particular, nos destinou.

Um história a preto e branco por onde velhos com reumático se arrastam por vielas de pobreza e decadência ao som de fados e lamentos. Um retrato, apesar de tudo, cheio de simpatia, boa comida e peixe fresco. Claro que aquela Lisboa e aquele Portugal existem. Claro que também há outra Lisboa e outro Portugal mas o que Bourdain escolheu mostrar é o ângulo que ilustra a nossa reputação, sobretudo a que prevalece na Europa e no mundo anglo-saxónico que é o mundo dos “mercados”. É o ângulo da velhice, da pobreza, do simpático e do patusco, dum país lá longe, na geografia e no tempo.
Vale a pena ver o que, não sendo um retrato fiel de Portugal, é um retrato fidelíssimo da nossa reputação. Um retrato que me deixou triste, angustiado e cheio de fome. Fome porque a comida era boa, angustiado porque a pobreza e o feio me deprimem e triste pelas figuras tristes (queixume sem viço nem dignidade) que os portugueses convidados a participar fizeram – em particular um gagá Lobo Antunes que fez saber ao mundo, em primeira mão, que Salazar mantinha o preço da heroína mais baixo que o dos cigarros para que nós, agarrados, não nos revoltássemos.

Enfim, um documentário que diz ao mundo que em Portugal só o peixe é fresco
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Essential Guide To Safe Well Water Maintenance

If your home relies on well water, ensuring its safety and quality is your direct responsibility. Contaminated well water can harbor harmful...